Biografia

Teresa Damásio é professora, a nível internacional, há mais de 20 anos. Advogada, professora universitária e politicamente ativa, tem um grande interesse pela educação superior e não-superior. Administradora Delegada do Real Colégio de Portugal, instituição de ensino não superior de referência Nacional, que ministra desde a Creche até ao Ensino Secundário, é Membro da Direção da AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo. Teresa Damásio é Administradora Delegada do Grupo Ensinus desde julho de 2016, constituído por Instituições de Ensino Superior e por Escolas Profissionais, nomeadamente o ISG e o INP, o INETE, a Escola de Comércio de Lisboa e a Escola de Comércio do Porto, a EPET, a EPAR, o INAE, o Externato Marquês de Pombal, o Externado Pedro Álvares Cabral e o Colégio de Alfragide, em Portugal, o IEG em Moçambique, o IPT e o ISG na Guiné-Bissau. Este Grupo celebrou em 2017 o seu 50º aniversário e assume-se com um dos maiores Grupos de Ensino de Língua Portuguesa no mundo. É membro do Conselho de Administração da Associação Nacional de Escolas Independentes Portuguesas.

Fundou e dirigiu durante 23 anos a internacionalização do Grupo Lusófona, sendo hoje responsável pela consolidação da Missão do seu Projeto Educativo em todas as Instituições de Ensino detidas pelo Grupo no Continente Africano. Fundou e dirigiu igualmente a DRIE – Direção de Relações Internacionais, Estágios, Emprego e Empreendedorismo do Grupo Lusófona, onde pertence à administração, e onde foi responsável pela implementação de uma estratégia internacional em todos os campus internacionais da Universidade. Tem estado envolvida e é investigadora em capacity building e em políticas de brain gain, bem como em multiculturalismo e igualdade de género. Empenhada na política desde a juventude, exerceu diversos cargos partidários, nomeadamente Membro da Comissão Nacional e Deputada à Assembleia da República, sendo 1ª Secretária da Mesa da Assembleia de Freguesia de Benfica, onde foi eleita pela primeira vez em 2009. É membro do Conselho Geral da Câmara de Comércio Portugal Moçambique.

Foi nomeada Embaixadora Portuguesa da Semana Europeia da Formação Profissional de 2019, em Helsínquia, na Finlândia. Participa ativamente em conferências e publicações nas organizações das quais é membro – NAFSA, AIRC e ISEP. É oradora em diferentes contextos e fóruns internacionais na área do Multiculturalismo e da Igualdade de Género, com destaque para o Médio Oriente e para a Ásia. Licenciada em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, tem uma Pós-graduação em “Espaço Lusófono: Cultura, Economia e Política”, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É fluente em inglês, espanhol, francês e tem competências linguísticas básicas em alemão e italiano. É casada e mãe de três rapazes.

Download