Empreender na Humildade

Set 6, 2018

Dizem que os empreendedores são arrogantes e que estão habituados a serem o centro do mundo e a verem e interpretarem tudo de acordo com a sua própria perspetiva e visão. Nada mais errado.

O empreendedor é humilde e sabe que a única forma de ter sucesso é aprender a ver o mundo pelos olhos dos outros. Ou seja, não é deixar de ser autêntico nem genuíno no que aos valores dos negócios dizem respeito e à sua visão para o mundo. Antes, é permitir que os outros, os clientes, os investidores, os stakeholders em geral, se revejam no seu negócio e isso tenha acontecido porque o empreendedor teve a capacidade ímpar de sair de si próprio e deixar que o seu negócio também seja a voz do outro e reflita as suas aspirações e anseios.

A humildade traz ao empreendedor a força para começar e recomeçar as vezes que sejam necessárias. Ao ser humilde o empreendedor tem a plena noção das suas próprias limitações e sabe assumir as suas responsabilidades sem qualquer tipo de sobranceria, assim como, crê que todos têm a mesma dignidade e devem ser tratados de forma equitativa e serem todos merecedores de respeito. Em suma, ao empreender na humildade há o respeito pelos Direitos Humanos em todos os seus domínios e, como sabemos, ninguém pode ter uma ideia de negócio e executar o respetivo Plano sem o cabal cumprimento dos mesmos plasmados na sua Declaração Universal[1], adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

No capítulo III do seu novo livro “ 21 lessons for the 21st Century”,  Yuval Noah Harari[2] fala-nos do poder da humildade[3], analisando-a do ponto de vista das várias religiões e que a maior parte das pessoas tendem a posicionar-se como o centro do mundo o que tem sido provado pelos acontecimentos históricos ao longo dos séculos como sendo errado e que é fundamental que saibamos deixar de ser egocêntricos.

Ora, aquilo que se pretende do empreendedor é que…

Continue a ler

[1]https://www.unric.org/pt/sabia-que/32368-onde-foi-adotada-a-declaracao-universal-dos-direitos-humanos
[2] http://www.ynharari.com/book/21-lessons/
[3] Em inglês humility tem um significado semelhante aquele que tem para a língua portuguesa – Definition of humility: freedom from pride or arrogance: the quality or state of being humble accepted the honor with humility The ordeal taught her humility. In: https://www.merriam-webster.com/dictionary/humility

Partilhar