Semana Europeia da Formação Profissional: empregos para o futuro graças ao EFP

Nov 10, 2020

Encontra-se a decorrer a European Vocational Skills Week (VET), em formato online, onde assumo o cargo de Embaixadora de Portugal pelo segundo ano consecutivo. É com o maior orgulho que partilho a comunicação de Nicolas Schmit, comissário europeu responsável pela pasta do Emprego e dos Direitos Sociais, aquando do lançamento da VET.

“Hoje em dia, as transições «verdes» e digitais estão a redefinir os nossos modos de vida, trabalho e interações — e o surto de COVID-19 veio acelerar todo o processo.

O impacto da pandemia nas perspetivas do mercado de trabalho para milhões de pessoas na Europa tornou claro que precisamos de transformar as transições ecológicas e digitais em oportunidades para todos, a fim de assegurar a recuperação da crise.

Tal só pode ser feito se as pessoas na Europa tiverem as competências necessárias para tirar partido das transições, o que significa esforços sem precedentes de aperfeiçoamento e requalificação dos trabalhadores. O direito à aprendizagem ao longo da vida está consagrado no Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Permite aos adultos aprender novas competências e desenvolver as suas carreiras ao longo da vida e está no centro dos esforços de recuperação da Europa.

O ensino e formação profissionais (EFP) podem desempenhar um papel decisivo. O EFP ajudou milhões de pessoas em todo o mundo a «ganhar com a aprendizagem». Mas é muito mais do que isso. Dá aos jovens aprendentes as competências iniciais de que necessitam para a realização de uma carreira e fornece aos adultos os meios necessários de continuar a aprendizagem e a formação ao longo da vida profissional.

O ensino e a formação profissionais serão um instrumento essencial para ajudar os jovens e os adultos a adquirir as competências necessárias no mercado de trabalho e a encontrar empregos de qualidade, especialmente após a crise do Coronavírus. Chegou a hora de encarar o EFP com novos olhos e de o tornar mais moderno, atrativo, flexível e adequado à era digital e transição verde.

A Agenda Europeia para as Competências, de julho de 2020, propõe ações fundamentais para apoiar a melhoria das competências — a melhoria das competências existentes — e a requalificação, ou a formação em novas competências, em prol da aprendizagem ao longo da vida.

A ambiciosa agenda inclui um primeiro quadro político abrangente para o EFP a nível da UE. Embora os sistemas de EFP sejam diversos em todos os Estados-Membros, os nossos princípios e objetivos estão alinhados. O EFP deve:

  • ter em conta as necessidades de competências tanto dos jovens como dos adultos,
  • reagir às necessidades do mercado de trabalho e assegurar a participação ativa na sociedade,
  • ser integrado nas estratégias económicas, industriais e de inovação,
  • Ao mesmo tempo, os programas de EFP devem integrar a sustentabilidade social e ambiental.

Chegou o momento de agir. A transição para a digitalização, a sustentabilidade e um futuro mais ecológico terá um impacto nos nossos empregos.

A Semana Europeia da Formação Profissional 2020, de 9 a 13 de novembro, aborda estes desafios e modo como podemos transformá-los em oportunidades. O tema deste ano é o EFP para as transição ecológica e digital. Organizada em estreita cooperação com a Presidência alemã do Conselho da União Europeia, a semana será totalmente digital e, por conseguinte, amplamente acessível. Convido todos a participar”.

Participe!

Partilhar