Conferência com a princesa Carla da Bulgária

Mai 6, 2009

S.A. Real Princesa de Panagyurishte, Carla da Bulgária, Celebra-se em todos os Estados Membros da União Europeia, de 6 a 14 de Maio, a Semana Europeia das PME 2009.

O Grupo Lusófona, pioneiro no Empreendedorismo Universitário, em Portugal e nos Países Africanos de Língua Portuguesa, através das nossas Instituições de Ensino Superior, representadas nestes países e que prosseguem localmente os objectivos do nosso Projecto Educativo – Construir Futuro – consideram que a aquisição de competências científicas na área do empreendedorismo é um dos processos educacionais que nos permitem Sonhar para Empreender!

A associação dos nossos parceiros a iniciativas como esta, demonstra que o papel das Universidades e das Empresas, representadas nesta conferência pela Sócia-Fundadora da Carla Bulgaria Roses Beauty, é o de criar sinergias de forma a concretizar os sonhos dos alunos, diplomados, professores, dirigentes e colaboradores das referidas empresas, que adquirem, através de protocolos celebrados, a expectativa de sonhar com um futuro melhor.

A presente conferência pretende celebrar o Empreendedorismo e a importância da construção de um futuro empreendedor. Sendo a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, uma das Universidades Portuguesas que participa na Semana Europeia das PME, através da organização de diversas Conferências e Workshops, este evento reveste-se para nós da maior importância, a nossa participação no mesmo é simultaneamente um desafio e um orgulho. Não faz sentido continuar a pensar novos negócios em termos meramente nacionais, todos os empreendedores terão que projectar os seus investimentos, ainda que pequenos ou médios, para uma realidade que se chama Europa. Só assim, e em conjunto com os seus pares europeus, poderão implementar estratégias de sustentabilidade e de futuro.

Entendemos que, diariamente numa envolvente crítica e de mudança, na qual se insere a crise mundial que infelizmente assola diversos países, entre os quais Portugal, é fundamental o desenvolvimento de actividades que criam valor na nossa sociedade e permitem um acompanhamento da constante mudança com que nos deparamos.

Os níveis de desemprego, agravados por diversos factores de índole económica e social, têm disparado nos últimos meses, o que provoca uma necessidade de alternativa ao emprego por conta de outrem até há pouco tempo entendido com estável. A estimulação do interesse pelo empreendedorismo é, sem dúvida, uma alternativa ao desemprego, promovendo a criação de novos projectos, empresas e postos de trabalho com características diferenciadas.

De acordo com os dados do último relatório do Eurostat[1] – Gabinete de Estatística da União Europeia, sobre o desemprego na Europa, este relatório aponta para um aumento em Portugal, de 7,9% em 2008 para 8,1% em Janeiro de 2009. Actualmente, o desemprego na zona Euro é de 8,2%.

O Eurostat estima que 18,412 milhões de mulheres e homens estavam desempregados na Europa dos 27 em Janeiro de 2009, um aumento de 386 mil desempregados em relação ao mês anterior, sendo que os índices mais elevados de desemprego são os da Espanha (14,8%) e da Letónia (12,3%), países onde o desemprego mais cresceu no período em análise.

Quanto ao desemprego jovem, menos de 25 anos, situa-se nos 17% na Europa dos 27. Em Janeiro de 2008 era 14,7%. Os países com mais desemprego jovem são a Espanha (30,4%), logo seguida da Hungria e a Suécia.

Num contexto de rápida e crescente transformação, altamente competitivo e globalizado, o desenvolvimento de ideias de negócio e criação de empresas, permite que muitos jovens e menos jovens possam aproveitar as suas capacidades e competências, para criação de negócios inovadores e consequentemente participar no desenvolvimento do país, da Europa e do mundo.

Ontem, um jornal diário começava uma reportagem com a seguinte pergunta: “O que é que a princesa Carla da Bulgária vai fazer, amanhã, na Universidade Lusófona?” – muitos se perguntaram o mesmo nas últimas semanas – ainda que lhes tivesse faltado a coragem para perguntar. A resposta é muito simples, o convite que realizámos à nossa oradora de hoje, que amavelmente aceitou o que muito nos honra, tem uma razão muito simples: — a sua condição não a impediu de Sonhar e de concretizar os seus sonhos — é por isso mesmo um exemplo contra a inércia e ao acomodamento e ao mesmo tempo um selo do que o esforço, a determinação e o empenho podem conseguir.

S.A. Real Princesa de Panagyurishte, Carla da Bulgária, nasceu em Valladolid, Espanha. É licenciada em Direito, pela Universidade Autónoma de Madrid e tem um Curso de Arte Moderna, pela Christie’s Education, em Londres.

S.A. Real, tem uma vasta experiência no mundo empresarial, nomeadamente através da participação na organização e realização de diversas feiras, congressos e seminários de empresas.

Trabalhou no Departamento de vendas das Hermês em 1992 e foi Directora do Departamento de Comunicação e Relações Públicas do K.A. Internacional, de 1993 a 1995. Entre 1994 e 2002 foi Directora de Decoração da C+C, e de 1999 a 2002, foi Directora da Revista Franganzia.com. Entre 2003 e 2008 foi Directora de Comunicação da Pedro Del Hierro e desde Setembro de 2006 é Directora de Imagem e Comunicação da Trash and Soul.

É membro do Comité de la Academia del Perfume, desde 2007.

Desde 1994 tem colaborado periodicamente com diferentes revistas e semanários, tendo publicado diversos artigos, bem como colaborado com diversos meios de comunicação.

S.A. Real já publicou quatro livros, de entre os quais se destaca o seu primeiro livro “La Sencillez del Estar” de 1999. Também participou em prólogos de livros de outros autores. Publica desde 2003 artigos em diferentes publicações.

É Presidente de Honra da Fundación Ars Nova e foi membro do Júri de diversos Prémios.

Em 2008, S. A. Real foi eleita pela Revista Actualidad Económica, com o Prémio Melhor ideia 2008, por ter criado a sua linha de produtos de Rosa Búlgara – Carla Bulgaria Roses Beauty, demonstrando assim a sua capacidade empreendedora.

Para vencer as adversidades do mercado de trabalho e de toda a sua envolvente, é cada vez mais imperioso o acompanhamento e o suporte a todos os que querem fazer mais por si e pelo desenvolvimento sustentado do trabalho, através do empreendedorismo – Empreender para Vencer!

Gostaria de agradecer ao Patrocinador desta Conferência, o El Corte Inglês, na pessoa da Senhora Dra. Susana Santos e o Apoio Institucional da Câmara de Comércio Luso-Espanhola, na pessoa do Presidente, Dr. Enrique Santos.

Desejo a todos os presentes uma boa conferência e excelentes ideias para pôr em prática num futuro próximo!

Bem Hajam!

[1] http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/home/

Partilhar