Durante o encontro apresentei, juntamente com o meu Assessor, o Dr. João Magalhães, dois papers. O primeiro, que foi apresentado no dia 25 de junho no painel II – Desigualdades do Mundo Global, foi sobre A Educação como Fonte de Mitigação para as Desigualdades do Mundo Global: O Caso da África Subsariana.
Já o segundo paper – inserido no painel III – Educação para o Desenvolvimento Sustentável – foi dedicado ao papel da Universidade Lusófona da Guiné-Bissau no desafio de contribuir para o desenvolvimento sustentável e produção de conhecimento.
Durante a estadia no Rio de Janeiro tive ainda a oportunidade de visitar a Faculdade Lusófona no Rio de Janeiro e o Colégio Paraíso, e de falar com os dirigentes e os alunos.
Foram dias importantes para estreitar as relações entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), assim como para estimular a investigação e o intercâmbio de estudantes e docentes. Fundada em 1986, a AULP é composta por mais de 130 membros de oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor – e da Região Administrativa Especial de Macau, e tem como missão promover a colaboração multilateral entre as universidades e os institutos superiores dos países de expressão portuguesa.