Este artigo visa analisar as reformas introduzidas no sistema educativo em Angola ao longo dos últimos anos e o modo como as mesmas têm vindo a contribuir para a evolução do setor da educação no país e para a sua relação com o sistema de ensino europeu e internacional.
Consequentemente, é feita uma análise sobre a profissionalização da atividade docente e as reestruturações feitas ao longo dos últimos anos, bem como os impactos que têm em contexto de sala de aula e no progresso do ensino em Angola. Após essa análise, avaliar-se a eficácia das metodologias de ensino aplicadas na formação de docentes em contexto prático, assim como a sua efetividade em responder às necessidades da população.
Concluiu-se que é necessário refletir sobre o ensino e a aprendizagem em Angola, de forma a aumentar os indicadores de conclusão de ensino nos diferentes níveis e aumentar o nível de qualificação dos docentes, de forma a aumentar o número de alunos matriculados por ano letivo, aumentar a taxa de alfabetização e reduzir a taxa de abandono escola.
Artigo disponível na íntegra na Revista Científica de Estudos Multidisciplinares do Planeta Central (REME) de março de 2025.