Empreender na diversidade

Mai 18, 2017

Integrar as pessoas na sociedade civil. Aproximá-las da Polis[i]. Dotá-las das competências necessárias para se empreender a partir da diferença e nunca a partir daquilo que é igual.

No início do século XXI, a UNESCO adotou a Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural com uma premissa fundamental “a diversidade cultural é tão necessária para a humanidade como a biodiversidade para a natureza”.

Uma das aptidões fundamentais que se pretende desenvolver, é a apetência pelo Diálogo Intercultural e isso só se consegue quando as pessoas tenham interiorizado que eliminar ideias pré-concebidas e barreiras há muito geradas, é o único caminho para sociedades onde não há lugar à percepção da diferença como algo de negativo, mas antes como gerador de mais valias, sejam elas económicas, sociais, educacionais, artísticas ou culturais.

Uma das melhores formas de fomentar a criação de sociedades culturalmente diversas é…

Continue a ler

[i] “(átono) sufixo nominal, de origem grega, que exprime a ideia de cidade”, in https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-polis?express=a+polis

Partilhar