A língua portuguesa e a diplomacia económica

Jun 21, 2018

Nos últimos tempos assistimos a dois momentos muito importantes de afirmação da língua portuguesa no mundo e do papel que lhe tem vindo a ser dado de alavanca da diplomacia económica da República Portuguesa

Em maio, tivemos a celebração, por parte das nossas embaixadas, da Semana da Língua e da Cultura Portuguesa e, em junho, tivemos a celebração do Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas em várias cidades dispersas por diferentes continentes.

Na primeira semana de maio, tive a oportunidade de participar, nas celebrações organizadas pela Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, em colaboração com os países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – com Embaixadas em Bissau, respetivamente Angola e Brasil, e de percecionar a mudança operada na nossa diplomacia.

Ao longo do último ano temos assistido a um grande esforço de alteração da nossa diplomacia económica aliada à dinamização da divulgação da língua portuguesa.

Os frutos estão à vista com uma melhoria significativa na nossa economia e principalmente no clima de confiança que se vive na sociedade portuguesa e na diáspora.

A língua portuguesa tem hoje o maior número de falantes da história contemporânea e já tem uma presença relevante no mundo dos negócios à escala global.

Mas para otimizarmos os resultados creio que seria desejável que este esforço, que está a ser desenvolvido pelas nossas autoridades, se estenda à…

Continue a ler

Partilhar