Biografia

Teresa Damásio é hoje uma líder incontornável na área da Educação em Portugal e na Lusofonia. 

Teresa Damásio é Administradora do Grupo ENSINUS desde julho de 2016, que celebrou em 2017 o seu 50º aniversário e se assume como um dos maiores Grupos de Ensino de Língua Portuguesa no mundo, lidera organizações empresariais, inteiramente dedicadas à educação e ao ensino, desde a educação pré-escolar ao ensino superior, incluindo o ensino e a formação profissional, a consultoria e a investigação aplicada. Tem sobre a sua alçada as instituições ISG, o INETE, a Escola de Comércio de Lisboa e a Escola de Comércio do Porto, a EPET, a EPAR, o Externato Marquês de Pombal, o Externato Pedro Álvares Cabral e o Colégio de Alfragide, em Portugal, o IEG e o ISG em Moçambique, o IPT e o ISG na Guiné-Bissau.

Crente de que os desafios são para quem tem a coragem de os enfrentar, Teresa Damásio é também Presidente do Conselho de Administração da COFAC – sucursal da Guiné-Bissau, entidade titular da Universidade Lusófona no país, desde 2020.

Assume igualmente o cargo de Administradora do Real Colégio de Portugal, instituição de ensino não superior de referência Nacional, que ministra desde a Creche até ao Ensino Secundário.

Porque, como gosta de afirmar, juntos vamos mais longe, é membro da Direção da AEEP – Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, que conta com cerca de 500 estabelecimentos associados, e representante do Ensino Particular e Cooperativo para o Conselho Consultivo da Comissão Nacional da UNESCO, participando ativamente em conferências e publicações nas organizações das quais é membro – NAFSA, AIRC e ISEP.

A lusofonia assume grande importância para Teresa Damásio, na qual acredita e trabalha para fazer crescer, sendo membro do Conselho Geral da Câmara de Comércio Portugal Moçambique.

Teresa Damásio exerce uma cidadania ativa e comprometida com o seu país, sempre focada na boa governação e no ganho de bem-estar para todas e todos, assumindo um compromisso efetivo com a política desde a sua juventude. Enquanto Presidente da Assembleia de Freguesia de Benfica, garante a satisfação das necessidades dos seus fregueses com dedicação e afinco.

São muito os cargos partidários a que se tem dedicado em prol do bem comum, nomeadamente enquanto Deputada à Assembleia da República, Membro da Comissão Nacional do Partido Socialista, Membro da Comissão Política Nacional do Partido Socialista, Membro da Comissão Política Concelhia de Lisboa do Partido Socialista, Membro da Comissão Política da FAUL – Federação da Área Urbana de Lisboa do Partido Socialista, Secretária Coordenadora da Secção de Ação Sectorial da Universidade Lusófona do Partido Socialista e Membro do Secretariado da Secção de Benfica do Partido Socialista.

Porque a igualdade de género é uma das causas que defende, assumiu igualmente a Presidência das Mulheres Socialistas da FAUL: Federação da Área Urbana de Lisboa do Partido Socialista, bem como a Presidência da Comissão Política das Mulheres Socialistas.

Teresa Damásio é reconhecida internacionalmente pelo seu árduo e valioso trabalho em prol de Portugal, como o comprova a sua nomeação enquanto Embaixadora Portuguesa da Semana Europeia da Formação Profissional em 2019 e em 2020.

No seu percurso de liderança, fundou e dirigiu a DRIE – Direção de Relações Internacionais, Estágios, Emprego e Empreendedorismo do Grupo Lusófona, pertencendo à sua administração e tendo sido responsável pela implementação de uma estratégia internacional em todos os campus internacionais da Universidade.

Teresa Damásio é advogada e professora, a nível internacional, há mais de 20 anos, assumindo um grande interesse pela educação superior e não-superior, e dedicando-se, igualmente, à investigação em capacity building e em políticas de brain gain, bem como em multiculturalismo e igualdade de género.

Licenciada em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, Teresa Damásio detém uma Pós-graduação em “Espaço Lusófono: Cultura, Economia e Política”, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É mãe orgulhosa de três rapazes.