Em 1996 fui a primeira portuguesa a participar na Conferência da EAIE – European Association for International Education, em Barcelona. Quase três décadas depois, continuo a marcar presença neste encontro incontornável para o Ensino Superior internacional.
Entre 11 e 12 de setembro de 2025 estive em Gotemburgo, na Suécia, para a EAIE 2025, que este ano decorreu sob o mote “Go-create” – mais do que um slogan, trata-se de um verdadeiro convite à ação, à inovação e à cooperação.
O programa, que contou com mias de 6 mil participantes, promoveu formatos interativos, sessões práticas e debates que inspiram e desafiam. Foi também uma oportunidade única para reforçar redes, partilhar conhecimento e projetar o futuro da educação internacional.
A EAIE é hoje um espaço central para refletir sobre iniciativas como as Alianças Universitárias Europeias, que contam com mais de 570 instituições e apontam para uma cooperação transnacional visionária.
É um orgulho ver Portugal cada vez mais presente e ativo neste palco global, afirmando o nosso compromisso com a cooperação internacional e a atração de talento, e projetando o futuro da educação além-fronteiras.