Empreender a desconectar

Dez 7, 2017

Ao longo dos últimos meses temos escrito acerca da necessidade de empreender[1][2] nos vários setores de atividade da sociedade civil portuguesa. À relevância que colocamos no fazer, enquanto gerador de novas ideias e conceitos disruptores[3], junta-se o imperativo de empreender a desconectar[4].

O Direito à desconexão nas relações sociais de trabalho é entre nós um conceito novo mas em algumas latitudes gera discussões conceptuais desde o início da segunda década do século XXI[5].

Se por um lado consideramos que é fulcral inovar e criar, também entendemos ser essencial saber parar.

A grande novidade da Revolução Industrial foi introduzir o descanso e a paragem para a alimentação durante a jornada laboral diária. Mas, estas transformações sociológicas já ocorreram há mais dum século e nós ouvimos hoje mais do que nunca que o repouso e o lazer são um direito humano básico[6].

Ao longo do último século estivemos preocupados em crescer e em alcançar índices de desenvolvimento sustentados e compagináveis com os níveis de crescimento que pretendíamos atingir.

Durante esse percurso de várias décadas esquecemo-nos que para podermos aumentar a nossa riqueza e continuarmos a ser felizes precisamos de saber introduzir pausas e cumprir com os períodos de repouso previstos na Constituição da República e na Lei Laboral.

Assim, é necessário haver um comportamento doloso ao querer empreender a desconetar.

A Ditadura da dívida publica e do PIB não se podem opor ao Direito à Desconexão.

Continue a ler

 

[1] http://linktoleaders.com/empreender-a-educar/
[2] http://linktoleaders.com/empreender-na-diversidade/
[3] http://linktoleaders.com/carater-disruptivo-do-projeto-da-autonomia-da-flexibilidade-curricular/
[4] https://www.priberam.pt/dlpo/desconectar  des·co·nec·tar |èct| ou |èt| – Conjugar (des + conectar) verbo transitivo. 1. Desfazer ou desligar uma conexão ou uma ligação. 2. Desligar ou interromper uma corrente elétrica. verbo transitivo e pronominal. 3. [Informática, Telecomunicações]. Desfazer uma ligação a um computador ou dispositivo ou a uma rede de computadores ou dispositivos. = DESLIGAR “desconectar”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
[5] Tanto no mundo jurídico anglo saxónico como no Brasil.
[6] http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423por.pdf DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, Artigo 24 Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive à limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas.

Partilhar