Habituámo-nos a ter nos livros de John Maxwell uma referência de como bem fazer, em diferentes âmbitos das competências relevantes para gerir organizações e pessoas.
A evolução dos tempos e dos desafios que se têm vindo a colocar aos líderes, ao longo dos tempos, tem sido tratada de forma absolutamente excecional, ao longo da sua vasta obra.
A clarividência com que John Maxwell trata todos os reptos que se colocam aos líderes, torna claro que cada um dos seus livros encontra sempre solução para mais um problema, para mais uma dúvida que assombra diariamente a mente aqueles que têm como missão motivar e cativar os outros, sempre com o fim último de alcançar os objectivos traçados e granjear a confiança daqueles que nos rodeiam.
É legítimo colocar a dúvida em relação à novidade desta obra “ Os 5 níveis da Liderança” e qual o valor acrescentado que trará a integração destes cinco níveis na liderança dos gestores, dos dirigentes e de todos aqueles que aspiram a ter posições de chefia e de coordenação.
Logo nas primeiras páginas, o autor tem a preocupação de nos explicar, a nós leitores interessados nestas matérias e ávidos de melhorar as nossas competências, ou, como nos diz Maxwell, aos aprendizes que dão os primeiros passos nesta longa caminhada, que tem sido, de forma insistente, instado a escrever um livro com esta metodologia, em que ensinasse às pessoas aquilo que ele considera essencial para a arte de bem liderar.
Em cada página dos diferentes capítulos, somos surpreendidos com conceitos inovadores e, apesar de complexos, apresentados de forma simples e acessível a todos aqueles que se interessam por estas temáticas e que pretendem desenvolver este talento.
Liderar, como John Maxwell bem ilustra ao longo do livro, é uma competência única e que, para ser trabalhada e desenvolvida, implica lutas internas na forma como nos vemos a nós mesmos e como interpretamos o mundo.
Ser um Líder hoje não é de forma alguma aquilo que era nas primeiras obras do autor, escritas na primeira metade da década de 80. Interessa perceber que este livro revela uma atualidade que só surpreende quem não conhece Maxwell, nem o desassombramento com que fala destas matérias.
As questões que se colocam a todos aqueles que lideram empresas, organizações de diferente índole, encontrarão resposta ao longo destas páginas. E, após termos alcançado o quinto nível, teremos, certamente, um pensamento global e a percepção de que a melhor forma de termos sucesso, é implicarmos todos de forma holística, tendo por base objetivos bem claros e definidos.
A leitura deste livro dotará, certamente, os leitores de novas competências que os tornarão um referencial na arte de bem Liderar!
Teresa Damásio
Administradora do Grupo ENSINUS
Prefácio à edição portuguesa do livro “Os 5 Níveis da Liderança – Passos comprovados para maximizar os seu potencial”, de John Maxwell, pela SmartBook, Dezembro de 2016.